Logotipo Allameda
Home Page Quem Somos Serviços Cases Clientes Contatos
 
 
10/10/2010
Marketing verde em pequena empresa. Pode?
Por Mauricio Bonas*

Olhe para o lado e verá algum anúncio ou produto que remete à ideia do verde, da ecologia. É, o mundo está esverdeando. Nunca se falou tanto em coisas sustentáveis, amigas do meio ambiente e naturais.

Acha que por trás dessas pessoas e empresas que subitamente se tornaram ecológicas há apenas preocupação com o ambiente? Talvez. Mas não é só por nobreza que o mundo dos negócios tem se apaixonado pela cor verde. É por sobrevivência. E em duplo sentido. Primeiro, os humanos não gostamos de sentir a água batendo no queixo. E ela vem batendo forte. Depois, e não menos importante, há o aspecto marqueteiro –ou seja, a sobrevivência do negócio. É por isso, claro, que as grandes empresas andam papagaiando seus feitos sustentáveis. Não há pecado nisso. Elas fazem suas ações verdes e vendem o peixe de que, também por isso, são bacanas e merecem nossa atenção e carinho.

Quando se vêem iniciativas assim, de megacompanhias com produtos e produção limpa, parece que só funciona para elas. Afinal, que diferença farei no meu microescritório se seguir o mesmo caminho? Acredite, fará mais diferença que as grandes. Tanto em bem para a Terra quanto para o marketing do seu negócio. É só fazer conta: para cada empresa gigante há milhares de pequenas, sem contar profissionais liberais ou informais.

A grande empresa diz que recicla toneladas de plástico, enquanto você na micro fica com seus quilinhos de papel –mas multiplique os quilinhos por milhares de pequenas fazendo o mesmo. Idem para economia de luz, água, produto químico. No coletivo faz toda a diferença. E tornar seu negócio ambientalmente amigável é fonte de imagem positiva, de publicidade grátis. Pesquisas mostram que até 30% das pessoas prefere comprar produto ou serviço de quem tem forma mais limpa de produzir. Sua empresa quer esse cliente? Então, ela precisa se esverdear –e mostrar isso ao mercado.

Se você está em um pequeno negócio por certo não terá verba para campanhas sobre suas práticas ecológicas. Nesse caso, use a estratégia das margens: dê a informação em gotas no rodapé do email, na lateral do papel carta, do envelope e da mala direta. Em cada espaço, uma mensagem diferente e atualizada: “Em 6 meses, a reciclou 400 kg de papel, equivalente a X árvores” ou “Nossa política de desligar luzes economizou X Kw por mês: menos X de CO2 no ar”.

Esse espaço não é suficiente para muitas sugestões de como um pequeno negócio pode iniciar seu marketing verde. Mande um email que terei satisfação em enviar um livreto em PDF com algumas dicas simples, de fácil implantação. O planeta, e o seu negócio, vão agradecer.

Download LIVRETO VERDE

* Mauricio Bonas é jornalista e diretor da agência de comunicação Allameda.com (www.allameda.com). Fale com ele pelo email atd@allameda.com.
(Artigo originalmente publicado no jornal Metrô News / São Paulo, Agosto 2010)
      
(publicado em Allameda a 10/10/2010)

Compartilhar



Retornar
 
 
 
Artigos
Artigos de Clientes de Allameda, especialistas em várias áreas. A republicação é livre.
Releases
Acesso a todos os press-releases e informações chave de nossos clientes.
Fotos em alta
Fotos de produtos, executivos e instalações de clientes de assessoria de imprensa.

ALLAMEDA.COM R Dr Rafael Correia 65 Cjto 4 Vila Romana | São Paulo | +55.11.3926-5580

powered by Fábrica de Tempo