Logotipo Allameda
Home Page Quem Somos Serviços Cases Clientes Contatos
 
 
16/08/2002
Algumas previsões e suas consequências para o Marketing
por Luiz Claudio Zenone

O Marketing tem seu eixo na procura otimizada da satisfação das necessidades do consumidor e na maximização dos lucros da empresa a curto, médio e longo prazos. Ele se exprime em termos de benefícios: qual o benefício que o cliente obtém ao utilizar o produto? Qual o benefício gerado para a empresa pela comercialização do produto?

Porém, apenas fazer Marketing a partir das necessidades atuais do mercado coloca sua empresa e seu negócio em pé de igualdade com seus concorrentes. Sob esta ótica, a palavra de ordem é ANTECIPAR as necessidades dos seus clientes possibilitando estar um salto à frente dos seus concorrentes e, para isso , é necessário analisarmos os cenários futuros e tendências.

Os clientes desejam cada vez mais fazer negócios com empresas que oferecem serviços agregados a seus produtos antes, durante e após a venda. Mas se o diferencial está na capacidade de sua empresa de antecipar as necessidades futuras é para isso às perguntas que devemos responder é: Qual será o valor agregado para os produtos? O que os consumidores estarão comprando (benefício)?

De tempos em tempos a gente abre uma revista e se depara com uma lista de coisas novas que virão. Dois valores agregados que as pessoas com certeza estarão buscando nos produtos são o Tempo e o Stress.

As pessoas estão buscando qualidade de vida e o tempo ganho nos relacionamentos necessários do dia-a-dia propicia gastá-lo com sua família, com lazer, cultura, entretenimento etc. Quanto tempo estarei economizando ou ganhando com o relacionamento com essa empresa ou com a compra desse produto?

O stress será um grande mercado. Profissionais e produtos dedicados à redução do stress estarão em alta, com certeza. Filas, congestionamento, horas dentro de um estabelecimento, manuais complicados, embalagens frágeis, mau atendimento, despreparo profissional, falta de informação --todos esses elementos somados são os facilitadores do mal do século que é o Stress. Esses cenários não fazem mais parte do cardápio dos consumidores no futuro.

Para isso as indústrias, negócios, serviços deverão pensar produtos ou idéias de produtos, conceitos de marketing/propaganda, formas de distribuição que colaborem com a facilidade que as pessoas estão buscando no relacionamento.

Isto poderá ajudá-lo a trabalhar produtos e serviços, ou propostas políticas, posicioná-los ou reposicioná-los. Ou seja, você poderá melhor elaborar estratégias baseadas em diferenciais competitivos, que possam ser claramente percebidos e valorizados pelo público-alvo que elegeu, antecipando-se às mudanças cada dia mais fortes e freqüentes que vivemos.

Se queremos criar produtos, serviços ou propostas políticas que sobrevivam nos próximos anos, temos que adequá-los ao presente e às tendências cuja força vá levá-los ao futuro.

Sobre o Autor: Luiz Claudio Zenone é Consultor em Marketing, especialista em Database Marketing e Marketing de Relacionamento. Professor da FEAPUC/SP, da ESPM e da Faculdade Unidas Toledo em Araçatuba (SP), recentemente publicou pela editora Atlas o livro CRM - Mudando a Estratégia sem Comprometer o Negócio.
      
(publicado em Allameda a 16/08/2002)

Compartilhar



Retornar
 
 
 
Artigos
Artigos de Clientes de Allameda, especialistas em várias áreas. A republicação é livre.
Releases
Acesso a todos os press-releases e informações chave de nossos clientes.
Fotos em alta
Fotos de produtos, executivos e instalações de clientes de assessoria de imprensa.

ALLAMEDA.COM R Dr Rafael Correia 65 Cjto 4 Vila Romana | São Paulo | +55.11.3926-5580

powered by Fábrica de Tempo