Logotipo Allameda
Home Page Quem Somos Serviços Cases Clientes Contatos
 
 
27/05/2003
Empregabilidade: mantenha-se competitivo
por Mauricio Campos de Menezes

Imagine-se na posição de um Gerente de RH. Analise a seguinte situação vivida por um gerente de uma determinada empresa: A menos que eu consiga as pessoas certas rapidamente, a nossa empresa não entrará em operação em tempo.... Se este estágio do projeto atrasar, o sucesso de todo o projeto estará comprometido. Milhões de reais serão perdidos...

O gerente enfrenta o desafio de encontrar rapidamente pessoas qualificadas e em condições de desempenhar satisfatoriamente suas funções. Encontrar a pessoa certa para o lugar certo vem sendo o grande desafio do momento para as empresas.
Na realidade, o que existe é a falta de habilidades certas o que é, apenas uma conseqüência do risco, não a causa.

O risco real ocorre porque as necessidades das organizações estão mudando rapidamente - muito rapidamente. As antigas habilidades não são mais necessárias novas aptidões são requeridas para o sucesso. E, ainda, as organizações estão mudando mais rapidamente do que os programas de educação e treinamento podem preparar pessoas qualificadas.

Empresas colocadoras de mão-de-obra afirmam que as dificuldades de encontrar profissionais com o perfil ideal aumentam dia a dia. O profissional de hoje deverá ter a mistura certa de habilidades, ou seja, ser um explorador, um aventureiro, um escalador de montanhas e um padre, ao mesmo tempo, para fazer frente a um cenário que pode ser considerado novíssimo, por não existirem diretriz claras, exceto o bom senso para negócios e a confiança, o que passam a ser fundamentais.

O momento por que passamos, mostra-nos uma realidade cruel. De um lado, temos as empresas como gestoras dos recursos humanos e do outro lado, o propriamente dito, recurso humano. De um lado, as exigências naturais feitas pelas empresas para a escolha do melhor profissional, daquele que irá agregar valor a sua estrutura e, do outro lado, o profissional ávido por uma vaga, por um bom emprego e que se julga capaz, preparado para desempenhar satisfatória e competentemente suas atividades, afinal de contas, os anos de faculdade o habilitam para tal.

Na prática, segundo parecer de headhunters, não é bem isso o que acontece. De um lado o empregador busca o melhor, procura o profissional completo, preparado para enfrentar as rotinas trabalhistas sobejamente conhecidas. O perfil do profissional pretendido, nessa altura dos acontecimentos, se assemelha ao do presidente da empresa, até porque, se o processo seletivo não for bem dirigido, é capaz de admitirem gato por lebre.

Do lado do candidato, somente com o seu currículo, na expectativa de conseguir toda e qualquer função que venha se descortinar, enfrentar a maratona do dia a dia, os processos seletivos de empregadores necessitados de bons profissionais e ao mesmo tempo segregadores e seletivos desses mesmos profissionais. O que fazer? Qual a solução ?

Pelo visto, na realidade, vivemos uma roda viva onde o empregador busca e o mercado não tem o que oferecer. Então, o que se vislumbra como solução de curto prazo é a intensa necessidade de as pessoas se manterem competitivas, de buscarem os diferenciais que as coloquem em condições de aproveitamento pelas empresas e, assim, deixarem de ser alijadas dos processos seletivos de emprego.

Capacidade e habilidade só se consegue através de educação, capacitação e treinamento. Nem todas as portas se abrirão, é bem verdade. Mas, com certeza, poucas serão as que permanecerão fechadas para aqueles que estiverem preparados. Um dos canais que se abre é o da capacitação profissional: o aperfeiçoamento como certeza de competitividade.

Sobre o Autor: Maurício Campos de Menezes, Professor de Planejamento Estratégico da Faculdades Maringá (PR), é especialista em Administração Financeira e em Auditoria.
      
(publicado em Allameda a 27/05/2003)

Compartilhar



Retornar
 
 
 
Artigos
Artigos de Clientes de Allameda, especialistas em várias áreas. A republicação é livre.
Releases
Acesso a todos os press-releases e informações chave de nossos clientes.
Fotos em alta
Fotos de produtos, executivos e instalações de clientes de assessoria de imprensa.

ALLAMEDA.COM R Dr Rafael Correia 65 Cjto 4 Vila Romana | São Paulo | +55.11.3926-5580

powered by Fábrica de Tempo