Logotipo Allameda
Home Page Quem Somos Serviços Cases Clientes Contatos
 
 
21/08/2003
Negócios na web exigem novo paradigma
por Marcos Mathias

Uma rápida pesquisa no Google sobre o tema como ganhar dinheiro na web retorna nada menos que 33.500 resultados. Das formas mais variadas possíveis, estão lá desde correntes milagrosas que prometem retorno de R$ 20 mil em três semanas ao custo apenas de R$ 5 até fórmulas já testadas e re-testadas como banners e campanhas de webmarketing. Há ainda modelos mais recentes como os chamados AdWords, metodologia que se baseia em mostrar anúncios de produtos e serviços que têm exatamente a ver com o que o usuário está pesquisando.

Por exemplo, se você busca exercícios de performance para corrida, o sistema pode relacionar, através de palavras-chave previamente cadastradas, o ato de correr com a necessidade de se ter um tipo de calçado que cause menor impacto nas articulações, mostrando um anúncio da Nike com tênis específicos para este tipo de esporte. Ao que parece, esta estratégia está dando muito certo e hoje os maiores motores de busca do planeta já têm campanhas baseadas nesta metodologia.

A meu ver, a possibilidade de se ganhar dinheiro com a (e não na) internet não está necessariamente ligada às chamadas empresas .com, que vivem única e exclusivamente de internet e que, portanto, possuem investimentos pesados em novas tecnologias, especialistas que conhecem desde os protocolos básicos da rede até as linguagens modernas e que utilizam como plataforma ferramentas de última geração (atualmente) como .NET e J2EE.

É primordial que as pessoas se desprendam de paradigmas que dizem que para elaborarem uma estratégia de e-commerce que permita ganhar dinheiro é necessário compartilhar uma estrutura parecida com as dos grandes portais. Esta visão da internet parece estar errada. Ela não pode ser o fim, deve ser o meio para que você consiga fazer seu produto chegar ao consumidor final.

Outro erro muito comum é achar que só se faz dinheiro com a internet quando o dinheiro realmente aparece. Nem sempre isso é verdade. É possível, por exemplo, fazer dinheiro reduzindo custos. Você pode utilizar a rede para interfacear seus processos com fornecedores, criando um portal B2B que permita comunicação direta, cotação de preços, comunicação ágil. Desta forma você ganha dinheiro deixando de gastá-lo. Quantos custos seriam cortados? Passagens de avião, horas de executivos em reuniões com fornecedores etc. Neste caso a internet é o meio, e não o fim, ao possibilitar a ação que geralmente aconteceria de outra forma e com gastos maiores. Mas isso de nada adianta se os processos não estiverem muito bem desenhados. E o que é necessário para projetar este fluxo de processos? Não muito: basta uma pessoa inteligente e com visão, uma caneta e um papel de pão. Pronto! Com o fluxo ideal desenhado, é só utilizar a internet como encurtadora de distâncias e otimizadora de tempo.

Outra estratégia seria utilizar a internet para catalisar prospects. Mesmo que você tenha uma loja de ferragens e ache que a internet pode acrescentar pouco a seu negócio, é possível utilizá-la para trazer cliente distantes até você. Para isso é suficiente usar algumas abordagens clássicas de web, como por exemplo criar canais de comunicação eficientes com seu usuário, prover demonstrações online de produtos, oferecer navegação fácil para que ele encontre o que procura no menor tempo e sem traumas de experiência. Enfim, mostrar tudo o que sua empresa tem a oferecer seja no mundo online ou no mundo físico. Um prospect vindo da web, se bem tratado e satisfeito, pode se transformar em cliente fiel de seus produtos e serviços.

O mais importante para se fazer negócios na web é deixar claro que, como no mundo físico, os processos precisam ser muito bem definidos, o serviço deve ser eficiente e ter alta qualidade. Desta maneira suas chances de sucesso são muito maiores. De nada adianta ter tecnologia de ponta se a empresa é uma bagunça, se os executivos não conseguem tempo para conversar com o cliente (o tal CRM) e se o pessoal de vendas ou de atendimento promete coisas que não pode cumprir. Ou seja, leve a sério a célebre frase: o cliente, seu maior patrimônio. Trate-o como gente grande e preste serviços de alto nível. Como qualquer negócio no mundo capitalista, é assim que seus serviços online deverão se desenvolver. Os conceitos básicos do marketing --share of mind, segmentação de mercado, agregar valores a produtos e atuação em pequenos nichos-- continuam em alta na web.

Não existe uma receita de bolo para se ganhar dinheiro na internet e tampouco para criar um site de qualidade. Mas alguns preceitos básicos podem ajudar muito no desenvolvimento, tornando a experiência do seu público-alvo agradável e positiva. Estes itens não requerem tecnologias caríssimas e nem conhecimentos de especialista em internet. Muito pelo contrário, o bom senso é o que manda aqui. Veja algumas idéias-chave que ilustram o que todos os bons websites, daqueles que direta ou indiretamente geram dinheiro, têm:

 -  Conteúdo que realmente interessa ao internauta-alvo
 -  Design agradável e arquitetura de navegação user-friendly
 -  Canais efetivos de comunicação com o usuário final
 -  Recursos como Flash, Shockwave, sons e vídeos, só mesmo se você tiver certeza de que o público que acessa seu site tem hardware capaz e banda para reproduzir conteúdo multimídia.

Links relacionados
O que é o Google AdWords
https://adwords.google.com.br/select/faq/start.html#1

Experiência de compra online é ruim, dizem os próprios varejistas
http://idgnow.terra.com.br/idgnow/ecommerce/2003/08/0002

Sobre o Autor: Marcos Mathias é Coordenador de Sistemas, especializado em third-part systems para Telecom e tecnologias Internet. Pós-graduado em Gerência de Sistemas e MBA em Gestão Empresarial, trabalha atualmente na operadora Vivo.
     
(publicado em Allameda a 21/08/2003)


Compartilhar



Retornar
 
 
 
Artigos
Artigos de Clientes de Allameda, especialistas em várias áreas. A republicação é livre.
Releases
Acesso a todos os press-releases e informações chave de nossos clientes.
Fotos em alta
Fotos de produtos, executivos e instalações de clientes de assessoria de imprensa.

ALLAMEDA.COM R Dr Rafael Correia 65 Cjto 4 Vila Romana | São Paulo | +55.11.3926-5580

powered by Fábrica de Tempo