Logotipo Allameda
Home Page Quem Somos Serviços Cases Clientes Contatos
 
 
04/12/2003
Reinvente-se. Uma nova mudança vai acontecer
por Marcos Mathias

Acredito que estamos perto de uma mudança profunda de paradigmas na internet. Atualmente, pra qualquer lado que se vá, a impressão que temos é a mesma: a internet está igual demais! Existem pequenos avanços em certas áreas específicas como novas linguagens, camadas de middleware para unificar conversas entre mainframes e servidores de menor porte, novas tendências aqui, outras acolá mas nada significantemente novo e apaixonante.

A forma de navegação é praticamente a mesma desde o início dos tempos. Browsers são chamados e lá vai mais uma vez o pobre usuário digitar a url do website que deseja acessar. Esta url, por sua vez, é convertida num endereço IP específico que aponta para um único servidor de destino contendo a página que usuário quer acessar.
A história tem nos mostrado, até hoje, que todo organismo --e aqui trato a rede como um organismo vivo-- sofre um processo de evolução lento e gradual mas, de tempos em tempos, acontece um salto quântico nesta escala evolucional com o organismo apresentando profundas modificações em vários aspectos do todo.

Acho que neste exato momento estamos presenciando (sem mesmo nos dar conta disto) o nascimento de um novo conceito sobre a rede. E mais: possivelmente tudo o que tem a ver com ela sofrerá sérias consequências desta mudança. A palavra-chave para estas mudanças é, sem dúvidas, convergência. Podemos notar pequenos sinais, ainda bastante tímidos, deste caminho sendo traçado: os celulares se transformando em PDAs e vice-versa, o aumento exponencial de usuários que fazem uso da Internet através destes aparelhos, programas que são usualmente televisivos podem há algum tempo serem vistos e ouvidos online via streaming, começa a ficar forte e surtir efeitos a idéia da Web Semântica e --o mais importante na minha opnião-- a possibilidade de TODOS os aparelhos eletrônicos estarem conectados um a um numa grande rede de conhecimento conversando na mesma língua e trocando informações sobre nós, nossos hábitos e nossas vidas em geral.

Isto posto, podemos agora deixar a imaginação fluir e criar um mundo onde sua geladeira conversa tranquilamente com um servidor do supermercado responsável pelo suprimento de alimentos em seu bairro/cidade, dizendo que seu iogurte preferido acabou. Rapidamente o servidor do mercado entra em contato com os computadores do seu banco e, se lá houver saldo, em poucas horas a geladeira estará novamente abastecida com o produto. E tudo isto sem que você perceba, enquanto passa a tarde trabalhando no escritório.

Milhares de outros exemplos como o acima podem ser imaginados, sonhados, devaneados ou seja lá como você queira chamar isto. A grande rede está prestes a desaparecer na forma que hoje a conhecemos. Provavelmente se tornará um mecanismo onipresente em nossas vidas. Um grande banco de dados da humanidade com tudo (e eu quero dizer realmente TUDO) que os milhões de anos de evolução nos fizeram aprender. Seria mais ou menos como uma grande governanta virtual. Cuidando dos assuntos mais entediantes e necessários de nossa vida (claro que este era o conceito inicial dos computadores, nos ajudando na vida moderna. Na prática não é isto que se tem visto, muito pelo contrário... Mas ao menos fica a idéia).

De qualquer forma, esta é a hora de reinventar. Alguém está prestes a ficar milionário com algo extremamente novo na internet e que, muito embora eu não tenha a mínima idéia do que é ou pode ser, sei que vai surgir. Mexa-se, o novo dono da informação pode ser você.

Apenas uma coisa é certa: sempre que a sociedade digital começa a ficar sufocante, surge uma nova e grandiosa explosão de conceitos e tecnologias. É como nosso universo se reinventando. Uma hora a expansão irá parar e dar origem a um novo Big-Bang.

Veja alguns exemplos de como a internet modificou profundamente nossa vida em tão pouco tempo:

- Você declara imposto de renda no papel ou pela internet?
- Fica horas nas filas dos bancos para pagar conta de luz ou faz uso de seu Net-Banking? Aliás, você tem um Net-Banking, não é?
- Costuma usar email ou correio tradicional? Quando foi a última vez que enviou uma carta através dos Correios?
- Se precisar realizar uma pesquisa corre até achar uma coleção Barsa (pra quem não se lembra..) ou corre até o www.google.com?
- Já ouviu falar em video-conferencia?
- Quem não se lembra da triste guerra do Afeganistão e os repórteres com suas notícias em tempo real?

Sobre o Autor: Marcos Mathias é Coordenador de Sistemas, especializado em third-part systems para Telecom e tecnologias Internet. Pós-graduado em Gerência de Sistemas e MBA em Gestão Empresarial, trabalha atualmente na operadora Vivo.
      
(publicado em Allameda a 04/12/2003)

Compartilhar



Retornar
 
 
 
Artigos
Artigos de Clientes de Allameda, especialistas em várias áreas. A republicação é livre.
Releases
Acesso a todos os press-releases e informações chave de nossos clientes.
Fotos em alta
Fotos de produtos, executivos e instalações de clientes de assessoria de imprensa.

ALLAMEDA.COM R Dr Rafael Correia 65 Cjto 4 Vila Romana | São Paulo | +55.11.3926-5580

powered by Fábrica de Tempo